sábado, 2 de abril de 2016

KUALA LUMPUR MALÁSIA

 KUALA LUMPUR  MALÁSIA 

Kuala Lumpur, Cuala Lumpur ou Cualalampur (em malaio AFI[/kwɑlɑlʊmpʊ/], popularmenteAFI[/kwɑləlʊmpɔ/] ou ainda AFI[/kɔlɔmpɔ/]), ou frequentemente abreviada como K.L., é a capital e a maiorcidade da Malásia. A cidade propriamente ocupa uma área de 244 quilômetros quadrados, tem uma populaçãoestimada de 1,6 milhões de habitantes em 2006. A Grande Kuala Lumpur, também conhecida como Vale Kelang, é uma aglomeração urbana com 7,2 milhões de pessoas. É a região metropolitana com o mais rápido crescimento do país, tanto em população quanto na economia.
Parlamento da Malásia está localizado em Kuala Lumpur, fazendo dessa a capital legislativa do país. A cidade já foi a casa dos poderes executivo e judiciário do governo federal, mas eles estão se transferindo para Putrajaya desde1999. Algumas seções do judiciário permanecem na capital. A residência oficial do rei da Malásia, o palácio Istana Negara, também está situada em  Kuala Lumpur. A cidade é, também, o centro cultural e econômico do país, devido a sua posição tanto de capital quanto de principal cidade. Kuala Lumpur é reconhecida como uma cidade global, sendo a única da Malásia.
Kuala Lumpur é definida dentro das fronteiras do Território Federal de Kuala Lumpur e é uma dos três Territórios Federais da Malásia. Está em um enclave no interior do estado de Selangor, na costa centro-oeste da Península da Malásia.[16]
Iniciando na década de 1990, a cidade tem recebido muitos eventos internacionais esportivos, políticos e culturais, incluindo os Jogos da Commonwealth de 1998 e o Torneio Mundial de Fórmula 1. Além do mais, Kuala Lumpur abriga as maiores torres gêmeas do mundo, as Torres Petronas.

Clima

Protegida pelas Montanhas Titiwangsa e no leste da Indonésia, na Ilha de Sumatra, a oeste, Kuala Lumpur tem um ano inteiro de clima equatorial, que é quente e ensolarado, com chuvas abundantes, especialmente durante as monções. As temperaturas tendem a permanecer constantes. Máximas entre 31 °C e 33 °C (88-92 °F) e que nunca excederam os 37 °C (99 °F), enquanto que os mínimos são entre os 22 °C e 23,5 °C (71-74 °F) e nunca desceram abaixo dos 19 °C (66 °F). Kuala Lumpur geralmente recebe 2266 mm de chuva por ano; Junho e Julho são relativamente secos, mas mesmo assim as chuvas excedem os 125 mm por mês.
As inundações são um fenómeno frequente em Kuala Lumpur quando existe uma forte chuvada (monção), especialmente no centro da cidade e áreas a jusante.As partículas de poeira, provenientes dos incêndios florestais nas proximidades de Sumatra, às vezes são grandes problemas na região. É uma importante fonte de poluição na cidade, juntamente com a combustão a céu aberto, as emissões provenientes dos veículos a motor e os trabalhos de construção.

Cidades Irmãs

FOTOS