domingo, 3 de abril de 2016

Samsun

 SAMSUM  TURQUIA 

Samsun é uma cidade e área metropolitana (em turcobüyükşehir belediyesi) do norte da Turquia, situada na costa do mar Negro. É a capital da província homónima e faz parte da Região do Mar Negro.
Na Antiguidade chamou-se Amisos e posteriormente Samsunta ou Sampsunda (em gregoΣαμψούντα), este último ainda usado em grego. No período otomano também se chamou Canik.
Em 2012 a população da área metropolitana era de 547 778 habitantes. O distrito (em turco: ilçe) de Samsun propriamente dito tem 740 km² de área e em 2012 a sua população era de 57 399 habitantes (densidade77,6 hab./km²), dos quais 38 571 moravam no centro (merkez).[7]
Samsun foi a cidade a partir de onde Mustafa Kemal iniciou a Guerra de Independência Turca, a 19 de maio de 1919. Devido a isso, o 19 de maio é uma das festividades nacionais turcas mais importantes.

Clima

A cidade beneficia, pelas influências oceânicas e subtropicais, de um clima temperado entre o outono e a primavera, com verões relativamente quentes e muito úmidos, e invernos relativamente frios e húmidos. Os meses mais chuvosos são os de abril, maio e junho mas com muita chuva e vento todo ano. As temperaturas mínimas chegam aos 5°C no mês de janeiro e as temperaturas máximas aos 27°C em agosto.[8]
FOTOS