sexta-feira, 4 de novembro de 2016

OSLO NORUEGA

OSLO NORUEGA 

Oslo (pronúncia em português europeu[ˈɔʒlu]pronúncia em português brasileiro[ˈozlu]pronúncia em norueguês[ˈuʂˈlu] ( ouvir) ou mais raramente: [ˈusˈlu, ˈuʂlu]; antiga Cristiânia[1] ou Kristiania) é a capital e maior cidade da Noruega. Localiza-se no sudeste do país e detém estatuto de comuna e condado simultaneamente. Fundada em 1048 pelo rei Haroldo III da Noruega, a cidade foi imensamente destruída por um incêndio em 1624. O rei dano-norueguês Cristiano IV reconstruiu a cidade com o nome de Cristiânia, o qual possuiu entre 1624 e 1924. Em 1952 a cidade foi a sede dos Jogos Olímpicos de Inverno. É a cidade onde é entregue o Prémio Nobel da Paz. Em 2006Oslo foi eleita pela BBC como a cidade mais cara do mundo.[2] A capital foi eleita a cidade com a 24.ª melhor qualidade de vida do mundo[3], ao passo que a Noruega como um todo, em contrapartida, liderava a lista ordenada dos países por Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)[4].
Oslo é o centro cultural, científico, econômico e governamental da Noruega. Tem sua atenção voltada para negociações, bancos, indústrias e navegação. É também um importante centro para a indústrias marítima e tratados marítimos na Europa. A cidade é o "lar" de muitas empresas voltadas para o setor marítimo, algumas delas sendo umas das maiores do mundo.
Oslo é considerada uma cidade global. Por muitos anos, ela vem sendo listada como uma das mais caras cidades do mundo, bem como outras capitais globais como CopenhagueParis e Tóquio. Em 2009, no entanto, a cidade teve seu status alterado para a cidade mais cara do mundo.
Em 2010, a região metropolitana de Oslo alcançou a população de 1 422 422 habitantes, dos quais 907 288 vivem nas áreas em torno da cidade. A população atualmente cresce numa proporção de 2% ao ano, tornando Oslo a capital europeia com maior crescimento anual. Deve-se lembrar também que 25% da população é formada por imigrantes.

História 

Entretanto, um século depois, seu status de capital teve fim com a união da Noruega à Dinamarca, época cujo poder centralizou-se em Copenhague, além de ter sido atingida e destruída por um grande incêndio. À mando do rei Cristiano IV da Dinamarca, Oslo foi reconstruída e passou a ser denominada Cristiânia em homenagem ao rei. Com a dissolução da união dano-norueguesa em 1814, a cidade ocupa novamente o posto de capital.Fundada em 1049 por Haroldo III da Noruega, Oslo em 1299 tornou-se capital do país como consequência da fixação do rei Haakon Vna cidade. Uma época de rápido crescimento econômico e consequentemente populacional seguiu-se, e a prosperidade manifestava-se, sobretudo, através do seu porto; também foi construída nessa época a Fortaleza de Akershus. Logo Oslo transformou-se em um importante ponto nas rotas marítimas.
Durante o século XIX, passa por outro momento de grande prosperidade, construções como o Palácio Real e a Universidade de Oslo foram efetivadas, bem como o Stortinget e o Nationaltheatret. Em 1878 tornou-se Kristiania, e em 1925, mais uma vez, Oslo. Em 1993 e 1995 foram assinados os Acordo de Oslo I e II que resultara na retirada de Israel de parte da Faixa de Gaza e de parte da Cisjordânia. A capital norueguesa mantém-se como centro econômico, político e cult

Geografia 

Oslo situa-se em local privilegiado, à beira de uma imensa baía, dentro do fiorde de Oslo, o Oslofjorden, numa região cercada de florestaslagos e ilhas.
Como outras cidades litorâneas, Oslo concentra na orla, ao longo da baía, alguns de seus bairros mais importantes e seus principais pontos turísticos. Aos pés de Akershus, uma fortaleza de mais de 700 anos, existe um terminal de cruzeiros, próximo à movimentada praça Aker Brygge, onde concentram-se muitos restaurantes e cafés. Em Aker Brygge atraca um ferryboat que leva ao bairro de Bygdøy, onde estão os grandes museus de Oslo relacionados à navegação, entre os quais o Museu dos barcos viquingues e o Museu do Kontiki.

Clima 

O clima de Oslo, que é classificado como continental úmido, é amenizado pela Corrente do Golfo, que deixa as temperaturas mais amenas no inverno norueguês, principalmente nas partes sul e leste do país. No verão, o Sol brilha por mais de 19 horas por dia e as temperaturas oscilam entre 12 e 22 °C. Na primavera tem-se dias com Sol, de modo que as temperaturas oscilam entre 0,8 °C e 9,1 °C em abril e entre 10,6 e 20,4 °C em junho. No outono observam-se muitas chuvas, marcada por dias encobertos e frios, com precipitação de neve nas últimas semanas. As temperaturas oscilam entre 7,5 e 15,1 °C em setembro e entre −1,5 e 3,2 °C em novembro. No inverno há dias que variam de ensolarados a nevosos. As temperaturas oscilam entre -7 °C e -2 °C, mas ondas de frio podem fazer a temperatura cair para marcas inferiores a -15 °C. A precipitação anual de chuva é de 763 mm e a precipitação anual de neve é de 772 mm, que fica concentrada entre os meses de novembro a março, tendo como fevereiro o mês em que mais neva, com 218 mm.

Cidades-irmãs 

Oslo tem geminação com as seguintes cidades:
Dinamarca CopenhagueDinamarca
Islândia ReiquiaviqueIslândia
Suécia EstocolmoSuécia
Finlândia HelsínquiaFinlândia
Rússia São PetersburgoRússia
China XangaiChina
Países Baixos RoterdãPaíses Baixos

Lituânia
 Vilnius, Lituânia
Polónia Varsóvia, Polônia
Estados Unidos Nova Iorque, Estados Unidos
Estados Unidos Washington, D.C., Estados Unidos
Suécia Gotemburgo, Suécia
Bélgica Antuérpia, Bélgica
Alemanha Schleswig-Holstein, Alemanha

FOTOS
Resultado de imagem para oslo noruega
Resultado de imagem para oslo noruega
Resultado de imagem para oslo noruega
Resultado de imagem para oslo noruega