sexta-feira, 4 de novembro de 2016

SEUL COREIA DO SUL

SEUL COREIA DO SUL

Seul (em coreano hangul e hanja: 서울, romanização revisada: Seoul, romanização McCune-Reischauer: Sŏul, pronunciado: [sʰʌ.ul] ( ouvir)), oficialmente Cidade Especial de Seul, é a capital e a maior metrópole da República da Coreia, mais conhecida como Coreia do Sul. A cidade é o núcleo da Região Metropolitana de Seul, que inclui a metrópole vizinha de Incheon e a província de Gyeonggi, a segunda maior área metropolitana do mundo, com mais de 25 milhões de habitantes.[2]
Situado às margens do rio Han, a história de Seul remonta a mais de dois mil anos, quando foi fundada em 18 a.C. por Baekje, um dos Três Reinos da Coreia. A cidade continuou como a capital coreana sob a Dinastia Joseon. A região de Seul contém cinco Patrimônios Mundiais da UNESCOComplexo de Palácios de Ch'angdokkgungFortaleza de HwasongSantuário de ChongmyoNamhansanseong e os Túmulos Reais da Dinastia Joseon.[3] Seul é cercada por montanhas, sendo o monte Bukhan a mais alta delas, o parque nacional mais visitado do mundo por metro quadrado.[4] Entre os marcos modernos estão a icônica N Seoul Tower, o dourado KLI 63 Building, o neofuturista Dongdaemun Plaza, o Lotte World, o segundo maior parque temático coberto do mundo,[5] e a Ponte Banpo, a mais longa ponte-fonte do mundo.[6] A capital sul-coreana foi eleita o destino turístico mais procurado do mundo por turistas chinesesjaponeses e tailandeses por três anos consecutivos (2009-2011)[7] e, com mais de 12 milhões de visitantes internacionais em 2013,[8] é a 10ª cidade mais visitada do mundo.[9]
Atualmente, Seul é considerada uma cidade global importante, resultado do boom econômico chamado de "Milagre do rio Han", que transformou-a de um amontoado de ruínas durante Guerra da Coreia para a 4ª maior economia metropolitana do mundo, com um PIB de 774 bilhões de dólares em 2012, depois de TóquioNova York e Los Angeles. A metrópole é a sede de empresas da Fortune Global 500, como a Samsung, a maior empresa de tecnologia do mundo, a LG e a Hyundai-Kia. Em 2013, o PIB (PPC) per capita da cidade de 39.448 dólares era comparável ao da França e Finlândia.
Seul é a cidade mais conectada do mundo[10] e o seu sistema de metrô é um dos mais extensos do planeta. A cidade está conectada ao Aeroporto Internacional de Incheon, classificado como o melhor aeroporto do mundo por nove anos (2005-2013) pelo Conselho Internacional de Aeroportos.[11] O Lotte World Tower, um arranha-céu de 556 metros de altura e com 123 andares, está em construção e será o mais alto da OCDE.[12] A capital foi anfitriã dos sediou os Jogos Asiáticos de 1986, os Jogos Olímpicos de Verão de 1988 e a Copa do Mundo FIFA de 2002.

 

Geografia 


Seul está ao noroeste da península coreana. A área que compreende a cidade é de 605.39 km², dividida pelo rio Han na metade norte e sul. O rio Han e os arredores que o envolvem tiveram um importante papel na história coreana. Os três reinos antigos da península tentaram assumir o controle desta terra, onde o rio era usado como uma rota comercial para a China (via Rio Amarelo). Entretanto, hoje, o rio Han não é mais usado para navegação porque o seu estuário está localizado na divisa entre as duas Coreias, em que é proibida a entrada de civis. A cidade é demarcada por oito montanhas, bem como pelas mais altas terras da planície do rio Han e áreas ao oeste.

Clima 

Em comum com o resto da Coreia do Sul, Seul tem influência de monção, apesar do fato de a Coreia do Sul ser cercada pelos três lados por maresVerões são geralmente quentes e úmidos,[24] com monções acontecendo no período entre junho e setembro. Agosto, o mêsmais quente do ano, tem uma temperatura média de 22°C a 30 °C, com temperaturas mais altas possíveis. Os invernos da cidade são normalmente frios quando comparados com outros lugares de latitudes próximas, com uma média de temperatura em janeiro que varia de -7 °C a 1 °C. Os invernos são geralmente mais secos que os verões, mas há neve em aproximadamente 28 dias todo o ano em Seul.
FOTOS
Resultado de imagem para Seul Coreia do Sul
Resultado de imagem para Seul Coreia do Sul
Resultado de imagem para Seul Coreia do Sul
Resultado de imagem para Seul Coreia do Sul