sexta-feira, 4 de novembro de 2016

YAOUNDÉ CAMARÕES

YAOUNDÉ  CAMARÕES 

Iaundê[2] ou Iaundé[3][4] (em francês, Yaoundé, pronunciada "iá-un-dê") é a capital dos Camarões (oficialmente, República do Cameroun[2]). Com uma população de 2,5 milhões de habitantes (estimativa 2008[1]) é a segunda maior cidade do país, sendo superada por Duala.
Iaundé está localizada no centro-sul do país, sobre o Golfo da Guiné. Nas proximidades encontram-se áreas de cultivo de cacaubanana e café. O ouro e minas de titânio também se encontram perto da cidade. A maior parte das fabricações de Iaundé inclui produtos de tabaco, óleos de verduras, leite, tijolos e azulejos, artesanais e sabão.
Iaundé é lugar de muitos edifícios governamentais, um estádio municipal, o Instituto de Pasteur para Investigação Biomédica (1959); a Universidade de Iaundé (1962), um colégio de professores, e uma escola de administração, entre várias instituições educativas; e, sobre o criado artificialmente Lago Iaundé, um clube náutico.
Iaundé é também a capital da região de Centre e do departamento de Mfoundi.

História 

Iaundé foi fundada em 1888 pelos comerciantes alemães como uma base para o comércio de marfim e uma estação de pesquisa agrícola. Foi ocupado por tropas belgas durante a Primeira Guerra Mundial. Após a derrota da Alemanha, a França tornou-se o poder colonial no leste dos Camarões, Iaundé tornou-se a capital do Camarões francês. Ela continua como a capital da República dos Camarões, até os dias atuais

Geografia 

A cidade encontra-se localizada em um conjunto de colinas dominadas pelos montes Mbam Minkom (1295 m) e Nkolodom (1221 m), no nordeste, e o Eloumden (1159 m) no sudeste.
Entre seus bairros, a vegetação ocupa um lugar relevante. Conta com vários parques e jardins públicos, como os que rodeiam o monumento a Charles Atangana, o prédio da prefeitura e o Palácio do Congresso.
Yaoundé é cortada por vários cursos de água. Os principais rios são o Mfoundi, o Biyeme e o Mefou.
Próximo ao centro administrativo se encontra o lago Central.

Clima 

Yaoundé possui um clima tropical úmido e seco, com temperaturas constantes durante todo o ano. No entanto, principalmente devido à altitude, as temperaturas não são tão altas como seria de se esperar de uma cidade localizada próxima ao Equador. Yaoundé apresenta uma longa estação chuvosa que abrange um período de dez meses de fevereiro a novembro. No entanto, há uma nítida diminuição da precipitação dentro da estação chuvosa, observada durante os meses de julho e agosto, quase dando à cidade o aspecto de possuir duas estações chuvosas distintas. É principalmente devido ao período de calma relativa na precipitação durante estes dois meses que Yaoundé apresenta uma clima tropical úmido e seco, ao invés de um clima tropical monçônico.
FOTOS
Yaoundé
Yaoundé, Cameroon