domingo, 26 de fevereiro de 2017

GONÇALVES MG

GONÇALVES MG

Gonçalves é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado na microrregião de Pouso Alegre.[6] Gonçalves é atualmente um dos pólos turísticos em forte desenvolvimento na Serra da Mantiqueira, fazendo parte do circuito turístico Serras Verdes do Sul de Minas.[7]

História 

A localidade existe desde 1878, mas sua data oficial de fundação é a da emancipação política e administrativa, ocorrida em 1 de março de 1963. Até então, Gonçalves era distrito do município vizinho de Paraisópolis.

Geografia 

Gonçalves limita-se com os municípios de Paraisópolis a oeste e norte, São Bento do Sapucaí a leste, Sapucaí-Mirim a sul e Camanducaia a sudoeste. Como na maioria dos municípios da Mantiqueira, seu relevo é fortemente acidentado, com poucas áreas planas. Montanhas altas, vales profundos, aflorações rochosas de grande porte e muitos córregos e ribeirões compõem a paisagem que tanto atrai turistas.
Além das áreas de cultivo de bananahortaliças e pastagens para o gado, a vegetação do município apresenta trechos de replantio, bosques, concentrações de eucaliptos e pinheiros, mas o que mais chama a atenção são os fragmentos florestais com mata nativa, remanescentes da Mata Atlântica, porém com espécies típicas de altitude. Entre elas, a araucária, ou pinheiro-do-paraná (araucaria angustifolia), árvore que antigamente era encontrada continuamente desde o Paraná e Santa Catarina até o sul de Minas Gerais. Por essa razão, é de se notar que os fragmentos florestais de Gonçalves e regiões próximas são considerados como Floresta Ombrófila Mista ou Floresta com Araucárias, formação que hoje praticamente só é encontrada no Sul do Brasil.

Clima 

Gonçalves possui um clima Tropical de Altitude tipo Cwb, apresentando verões suaves amenizados pela altitude da Serra da Mantiqueira e pela alta pluviosidade da estação. Seus invernos são secos e frios, (submetidos a forte geadas), devido à redução de chuva ocorrida durante o outono entre o fim de março até o fim de junho. O outono e a primavera são estações de transição entre o inverno e o verão e vice-versa.

Economia 

A população é basicamente rural, com apenas 25% dela vivendo na zona urbana. Há uma ligeira predominância de homens sobre o número de mulheres, motivada pelo fato de ser mais comum que mulheres saiam para estudar fora e acabem não retornando. Apesar da redução na velocidade de crescimento populacional, Gonçalves não sofreu redução em 2007 comparado com o censo de 2000, como aconteceu em outras cidades. Isso se deve ao crescimento do turismo, que tem oferecido vagas de trabalho, mas também tem atraído pessoas que antes eram turistas e acabaram fixando moradia.
Além dos já citados bairros rurais da região do Lambari, há vários outros espalhados pelo município. Entre eles, Sertão do Cantagalo, São Sebastião das Três Orelhas, Retiro, Venâncios, Campestre, Terra Fria, Dona Luciana, Henriques e Mundo Novo.
Em Gonçalves existe uma empresa de produtores rurais orgânicos, que vem crescendo muito nos últimos anos, que faz uma feira orgânica aos sábados e um caminhão leva cestas para a cidade de São Paulo.
Resultado de imagem para Gonçalves MG
Resultado de imagem para Gonçalves MG
Resultado de imagem para Gonçalves MG
Resultado de imagem para Gonçalves MG
Resultado de imagem para Gonçalves MG
Resultado de imagem para Gonçalves MG
Resultado de imagem para Gonçalves MG
Resultado de imagem para Gonçalves MG
Resultado de imagem para Gonçalves MG