sábado, 11 de fevereiro de 2017

ILHA VANCOUVER CANADA

ILHA VANCOUVER CANADA 

A Ilha Vancouver ou Ilha de Vancouver é uma grande ilha, parte da Colúmbia Britânica, no oeste do Canadá, localizada no Oceano Pacífico. Com os seus 31 285 km², é a maior ilha localizada a oeste do continente americano e a 43.ª maior do mundo. Em conjunto com algumas pequenas ilhas, é a única parte da Colúmbia Britânica a sul do paralelo 49 N.
A capital da Colúmbia Britânica, Victoria, localiza-se na ilha Vancouver, enquanto a cidade homónima, Vancouver, não, pois fica na parte continental. Curiosamente, também se confunde a principal cidade da ilha, que é Victoria, com a ilha Victoria (uma ilha bem maior situada no Oceano Ártico).

História 

Povoada por tribos índias há 8000 anos, no final do século XVIII a sua soberania foi disputada por várias potências europeias (EspanhaRússia e Reino Unido da Grã-Bretanha).
Temendo a ocupação pelos russos dos seus territórios a norte da Califórnia, a Espanha enviou um navio em 1774, o Santiago para norte para explorar a presença russa, às ordens de Juan Jose Pérez Hernández e no ano seguinte outra dirigida por Juan Francisco de la Bodega y Quadra. Nenhuma das duas expedições desembarcou na ilha.
Durante a sua terceira viagem, o capitão James Cook enviou uma expedição à baía de Nootka em 31 de Março de 1778 e tomou a possessão em nome do Reino Unido. O comércio de peles animou a Companhia Britânica das Índias Orientais a instalar um posto na aldeia índia de Yuquot na Ilha de Nutka.
A ilha foi explorada em 1789 pelo capitão espanhol Esteban José Martínez, que construiu o Forte de São Miguel próximo de Yuquot. Este será o único povoado espanhol no território do atual Canadá. O capitão espanhol José María Narvaez foi o primeiro a explorar o Estreito de Georgia em 1791, que divide a parte continental do Canadá (onde se encontra a cidade de Vancouver) e a ilha Vancouver. Pouco depois da criação do Forte de São Miguel os espanhóis começaram a capturar os barcos britânicos, o que aproximou as duas nações da guerra. A disputa resolveu-se de forma pacífica a favor do Reino Unido na Convenção de Nutka. O capitão inglês George Vancouver coordenou a negociação da cedência da ilha de Espanha ao Reino Unido junto com o capitão espanhol Juan Francisco de la Bodega y Quadra e, embora a ilha a princípio levasse o nome de ambos acabou sendo conhecida unicamente com o nome do capitão inglês.
A primeira colónia britânica foi a da Companhia da Baía de Hudson, o forte Camosun, fundado em 1843. Este converteu-se num centro importante e depois na cidade de Victoria em 1862.
Em Esquimalt estabeleceu-se uma base da marinha de guerra britânica em 1865 que posteriormente passou para o Canadá. Na atualidade é a maior base militar do Canadá depois da de Halifax, na Nova Escócia.
A economia da ilha assenta principalmente na silvicultura, sobretudo no norte. Também o turismo e a pesca têm papel importante.


Resultado de imagem para Ilha Vancouver, Canadá
Resultado de imagem para Ilha Vancouver, Canadá
Resultado de imagem para Ilha Vancouver, Canadá
Resultado de imagem para Ilha Vancouver, Canadá
Resultado de imagem para Ilha Vancouver, Canadá
Resultado de imagem para Ilha Vancouver, Canadá
Resultado de imagem para Ilha Vancouver, Canadá