segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

LAGO UTAH EUA

 LAGO UTAH EUA 

O lago Utah (em inglêsUtah Lake) é um lago de água doce no UtahEstados Unidos. Situado no lado ocidental do Vale do Utah, o lago fica junto do monte Timpanogos e do monte Nebo. O seu único efluente é o rio Jordan, afluente do Grande Lago Salgado e é altamente regulado por bombagem. A evaporação é responsável por 42% da saída de água do lago, o que o deixa levemente salino. A sua altitude é 1380 m, e se o nível de água subir mais faz-se o rio Jordan escoar mais através de comportas.
O primeiro europeu a ver o lago Utah foi o padre Silvestre Vélez de Escalante em 1776.
É um dos maiores lagos naturais de água doce do oeste dos Estados Unidos e o segundo maior lago nascido do antigo lago Bonneville, depois do Grande Lago Salgado.
Várias espécies de peixes são endémicas, como o Chasmistes liorus (june sucker), espécie ameaçada e o Cottus echinatus Utah Lake sculpin, já extinta. Embora 13 espécies sejam originárias do lago, só o Chasmistes liorus e o Catostomus ardens vivem lá hoje em dia, e representam menos de 2% da biomassa. 
A espécie dominante no lago é a carpa-comum, introduzida em 1881 para substituir os peixes nativos vítimas da sobrepesca. Representa mais de 90% da biomassa e contribui severamente para a decadência das espécies endémicas alterando o ecossistema. 
Em virtude da proximidade da área urbana de Provo-Orem, o lago é local de prática de desportos náuticos como a vela e o esqui aquático. É também local de pesca.
Resultado de imagem para Lago Utah
Resultado de imagem para Lago Utah
Resultado de imagem para Lago Utah
Resultado de imagem para Lago Utah
Resultado de imagem para Lago Utah