segunda-feira, 10 de julho de 2017

COLÔMBIA

COLÔMBIA 

BOGOTÁ 

Bogotá (pronunciado localmente: [boɣo'ta]), anteriormente conhecida como Santa Fé de Bogotá, é a capital e a maior cidade da Colômbia. É também capital do departamento de Cundinamarca e forma o Distrito Capital. Foi fundada em 1538 por Jiménez de Quesada, tendo sido a capital do Vice-Reino de Nova Granada até à independência.
Como o principal centro financeiroculturaladministrativo e urbano do país, Bogotá possui aproximadamente 7,2 milhões de habitantes (2010) residindo apenas em seu núcleo urbano, enquanto que a Região metropolitana de Bogotá, que engloba todas as cidades e povoados vizinhos, possui aproximadamente 8,5 milhões de habitantes (2010),[5], sendo portanto, dessa forma, a 4a mais populosa cidade da América do Sul, superada somente por São PauloRio de Janeiro e Buenos Aires. Sua altitude (2.640 metros acima do nível do mar) a coloca como a 3a capital de maior altitude do mundo, atrás apenas de La Paz, na Bolívia e de Quito, capital do Equador.
O crescimento constante de Bogotá tentando se estabelecer como uma das cidades mais importantes do mundo não foi despercebido. Em 2008, o World Cities Study Group and Network (GaWC) do Reino Unido, incluiu o nome da cidade em uma lista de cidades classificadas por sua economiacultura, acontecimentos políticos e patrimônios históricos.
A cidade foi classificada na mesma categoria de outras áreas metropolitanas do mundo de grande destaque, como São FranciscoWashingtonLos AngelesDubai e Berlim, sendo que a cidade ficou acima de outras como a FiladélfiaBostonMiami e Montreal[8], e superada no continente americano apenas por Cidade do MéxicoChicagoNova York e São Paulo[8]. Os principais órgãos do governo colombiano encontram-se na cidade.

História 

Período pré-colombiano 

Desde 10.500 a. C., grupos humanos habitavam a região com atividades de caça e coleta. Desde 3500 a. C., já se registram atividades hortícolas, de cerâmicae a domesticação de porquinho-da-índia por grupos que ainda dependiam da caça e coleta. Em 500 a. C., já estava muito difundido o cultivo do milho e batata. Até o ano 800 da era atual, os muiscas (povo indígena mais importante da família Chibcha) habitavam a região, como resultado de uma migração de origem chibcha, procedente de outro território (provavelmente vindos da América Central), que haviam se misturado com a população anterior.
A cultura muisca carecia de escrita, por este motivo, os cronistas reconstruíram a história aborígene recolhendo informações através de relatos orais que remontam ao ano de 1470, quando Bogotá era governada pelo Zipa Saguamanchica.[10] No topo da escala da organização social muísca estava o monarca absoluto (Zipa), seguido pela classe religiosa dos xeques e mohanes. Depois estavam os guerreiros güechas, seguidos pelos artesãos, mercadores, camponeses, etc.
Acredita-se os muiscas pudessem praticar sacrifícios humanos de jovens virgens capturadas em guerras ou compradas de outras tribos.[10] Contudo, não existem evidências sólidas ou comprováveis disto. Também criaram um calendário de grande precisão e uma complexa estrutura jurídica,[10] conhecida com o nome de Código de Nemequene. Por outra lado, as edificações muiscas eram construídas com materiais perecíveis que as impediram de manter-se em pé após a chegada dos conquistadores europeus.[10]
Vale a pena destacar que ainda é possível identificar as características americanas na população Bogotana, porém, devido a forte migração que Bogotá recebe de todo o país, o fenótipo do bogotano tem mudado, podendo-se encontrar pessoas com grande variedade de tonalidades de pele, cabelo e olhos, o que a converte em uma cidade multirracial

Geografia

A cidade situa-se na Savana de Bogotá, sobre o altiplano cundiboyacense na Cordilheira Oriental dos Andes, à altitude de 2640 metros. O distrito capital de Bogotá possui uma área de 1.635,75 km²,[1] sendo que a cidade ocupa 384,40 km².[3] A região metropolitana que abrange, além do distrito capital, 17 municípios do departamento de Cundinamarca, ocupa uma área total de 3.642 km².[2] O local onde a cidade foi construída antigamente era ocupado por um lago.
A região onde está situada a cidade, que corresponde a placa tectónica sul-americana, apresenta uma importante atividade sísmica, que se evidencia com os terremotos que tem sofrido durante sua história, registrados em 178518271917 e 1948. Estes dois últimos, somados a vários incêndios, destruíram grande parte da zona colonial da antiga Santa Fé.

Limites 

Os limites de Bogotá D.C. são: ao norte o município de Chía; a leste os cerros orientais e os municípios de La CaleraChoachíUbaquéChipaquéUne e Gutiérrez; ao sul com os departamentos de Huila e Meta, e a oeste com o río Bogotá e os municípios de CabreraVeneciaSan BernardoArbeláezPascaSoacháMosqueraFunza e Cota. Está delimitada por um sistema montanhoso em que se destacam os cerros (colinas) de Cerro de Monserrate (3152 m de altura) e o Guadalupe (3250 msnm de altura) a oeste da cidade. Encontra-se comunicada com o cerro de Monserrate através dos serviços teleférico e funicular.

Hidrografia 

O rio mais extenso é o rio Bogotá, que há várias décadas apresenta altos níveis de contaminação, e onde o governo da cidade tem liderado vários projetos de descontaminação.[15][16] Outros rios importantes na cidade são o rio Tunjuelo, que corre pelo sul da cidade, o rio Fucha, o rio Juan Amarillo (Salitre), que deságuam no rio Bogotá.

Clima 

A cidade possui Clima Temperado Marítimo tipo Cfb devido a sua altitude (afetado principalmente pela nebulosidade), que oscila entre os 7 °C e os 19 °C, com uma temperatura média em torno de 14 °C. Apesar da média precipitação anual, a umidade relativa do ar é alta por estar numa região equatorial e por ali receber umidade vinda dos Ventos Alíseos, e esse clima se modifica em detrimento de sua extrema elevação sobre a cordilheira dos Andes, com temperaturas praticamente constantes ao longo do ano dando à Bogotá um ar primaveril. Sem verões tépidos e invernos super rigorosos. As épocas mais secas são entre dezembro-março e junho-julho, e as mais chuvosas entre abril-maio e setembro-novembro, sendo o clima fortemente influenciado pelos fenômenos da La Niña e El Niño.

Cidades-irmãs

Bogotá é cidade-irmã de:
Paquistão LahorePaquistão
Argentina Buenos AiresArgentina[58]
Peru LimaPeru[59]
Venezuela CaracasVenezuela
Cuba HavanaCuba
Espanha MadridEspanha[60]
Equador QuitoEquador

Equador
 Guayaquil, Equador
México Cidade do México, México
Brasil Brasília, Brasil
Brasil Porto Alegre,Brasil
Brasil São Paulo, Brasil
Chile Santiago, Chile
Síria Damasco, Síria
Estados Unidos Miami, Estados Unidos[61]
Itália Milão, Itália
Reino Unido Londres, Reino Unido
Itália Turim, Itália
República Dominicana Santo Domingo, República Dominicana
Coreia do Sul Seul, Coreia do Sul
Líbano Beirute, Líbano
Estados Unidos Chicago, Estados Unidos[62]
Colômbia Timana, Colômbia[63]
Imagens de Bogotá
Ciclovia em Bogotá.jpg